A mágica do Fullscreen no cinema e na TV

Você já deve ter visto em super mercados aquelas promoções de DVDs de filmes antigos por um preço menor, e a grande maioria deles acompanhando uma faixa escrito “Fullscreen”. Mas, como é possível um filme de 1950 ter sido gravado em aspecto Widescreen sendo que as TVs até poucos anos atrás eram quadradas?

O vídeo acima explica exatamente o que acontecia na época, grandes clássicos como “Ben-hur” (1959) ou “How The West Was Won” (1962) eram filmados em formato Fullscreen, mas precisavam ser praticamente redirigidos por conta dos cortes nas telas. Por isso, hoje em dia é possível assistir filmes antigos em widescreen sem que a tela seja esticada.

Ah, inclusive isso acontecia também em seriados como Friends e Seinfield, que recentemente ganharam versões em HD e Widescreen.

Os cortes feitos nas telas era algo que frustrava os diretores da época, pois em muitos casos praticamente mudavam o contexto da cena e excluiam elementos importantes. Então, dá próxima vez que você ver um filme com uma versão Fullscreen disponível, assista-o novamente!

Fizemos alguns exemplos para você ver o quanto era perdido em uma cena adaptada para telas quadradas, dá uma olhada:

Ben hur (1959)

Friends - Primeira temporada (1994)

Os Dez Mandamentos - 1956

O Grande Catsby (1974)

Fotos: Reprodução

Veja mais de

Matérias Parecidas