Caveira mexicana

Se tem duas modas que não me interessaram muito é esse negócio de bigode e de caveira. Tudo quanto é roupa, sapato, bijuteria e etc agora tem bigodes ou caveira. Talvez porque virou uma febre em pouco tempo, mas acho chatinho. Só que entre as caveiras bobinhas, as versões Audrey Hapburn caveira, as caveiras com corações nos olhos e etc, tem uma vertente (palavra fresca 1) de caveira ganhando estampas que eu simpatizo bastante. As caveiras mexicanas. (Foi bem chocante né, afinal nem estava no título)

Acho que porque tem um embasamento (palavra fresca 2) cultural mais interessante do que simplesmente, é algo “mau” sendo feito de fofo. E também é mais bonito. As caveiras mexicanas são parte de uma cultura que vê a morte de um jeito bem curioso. No dia dois de novembro se comemora O Dia dos Mortos no México. Se comemora mesmo né? É uma festa bem colorida, bem animada que tem origem indígena e bem antiga, não veio com os espanhóis não, é uma coisa do povo mexicano de verdade, aquele que estava la há uns três mil anos.

O motivo da comemoração toda é celebrar os ancestrais, as pessoas que não estão mais lá, e colorir uma coisa que tem tudo para ser triste, mas que logicamente nem deveria.

As celebrações começam no dia 31 de outubro, por isso é bem comum no Halloween as pessoas se pintarem de caveiras mexicanas em todo o mundo. As cores quentes misturadas com os tons terra, as flores e natureza em geral, os desenhos tribais e a feminilidade, característica tão clara da arte mexicana (Frida Kahlo ia ter um sleeper de caveira mexicana certeza), são inspirações bem legais para a moda, e é legal ver cada vez mais produtos que tem essa carinha.

Caveira Mexicana

Para comprar
1 – Camiseta Feminina IdealShop
2 – Slipper Dakota Nobuk
3 – Colar Boutique 96
4 – Bolsa Thatá Honório
5 – Regata Look Urbano
6 – Sacola Bolsas Bless
7 – Anel Fashionetes

Fotos: Reprodução