E o que faremos com o poder que conseguimos?

Eu acredito que o povo deve ter poder. É bom para um país que isso aconteça. E as manifestações recentes trouxeram isso, um atestado de poder do povo. Saiu na imprensa nacional e internacional que o povo brasileiro está marchando contra os abusos dos governantes que acham subsídio para aumentar o próprio salário, mas que se dizem incapazes de impedir aumento das tarifas que pagamos. Dilma foi humilhada lindamente na abertura da Copa das Confederações que tem o objetivo de mostrar para a Fifa o que o Brasil vai oferecer para a Copa. Então é uma coisa muito boa, Dilma, Alckmin e outros descobrirem que não basta ser eleito, tem que participar. O povo faz questão, e ai de quem não participar.

O que eu me pergunto é se o povo sabe usar seu poder. Quando se fala do poder de muitos que sozinhos não tem tanto poder, a chave é unificação. E como esse é o único assunto na internet no momento, podemos ver o que cada um espera conseguir com tudo isso, e não é um consenso claro. Isso me assusta porque desperdiçar essa chance poderia ter o efeito contrário, tornar o povo mais impotente.

Não é sobre 20 centavos. Com certeza não é. Mas é sobre o quê? Sobre a corrupção, o descaso, sobre fazer o povo de bobo. Mas tudo isso é muito amplo. Qual o nosso objetivo real? Outras cidades do país se juntaram, cidades fora do Brasil, pessoas que as vezes não tem nada a ver com o nosso país se unindo para que a gente consiga o que quer. E o que é?

Quando o rebanho se une, o leão vai deitar com fome”— Provérbio africano

Estão comparando o que está acontecendo agora as manifestações dos Cara Pintadas de 1992. Ambas são sobre a força que o povo tem unido, então entendo. Mas aquela era sobre tirar o presidente Collor do poder e eles conseguiram. O que nós queremos conseguir? Diminuir a corrupção? Não é um objetivo palpável. Impedir o aumento das tarifas de ônibus? Mas tem muito para mudar e a hora é esta. As manifestações são só um atestado do poder do povo? Isso não seria só, mas podia ser muito mais. Muitas pessoas falando que mesmo que não aumentem as tarifas, temos que continuar nas ruas, temos que continuar exigindo. Mas o quê? Eu não sei ao certo a resposta e não sou a única. E essa resposta é o que cada um de nós deveria saber dizer em unísono, porque é o único jeito de conseguir.

Tem gente querendo usar o recente adquirido poder do povo para todo tipo de coisa. Invadir a Globo (?), acabar com a Policia Militar, tirar Alckmin do poder, fechar a Veja, humilhar quem não entende o que queremos. Olha, a Policia Militar cumpre ordens. Eles não resolveram por eles mesmos aquelas ações. Ah, mas eu tenho certeza que teve PM feliz da vida por poder abusar de seu poder, tenho certeza mesmo. Assim como tenho certeza (até porque aconteceu o mesmo nas manifestações em Santos) que tinha manifestante fazendo o possível para se meter em alguma confusão. A PM está sendo mal administrada, pelos governantes novamente. É deles que temos que tirar alguma coisa.

A Globo, a Veja, eles distorcem a verdade sim, assim como a PM, assim como Nós. Todo mundo empurra a história para o lado favorável ao que acredita, mesmo sem querer. É inocência demais achar que existe um mundo sem isso. Tem vídeo do PM que quebrou o vidro do seu próprio carro para culpar manifestantes, enquanto outras pessoas que estavam lá afirmam que aquele vidro já estava quebrado, e o PM quebrou para dentro do carro para impedir que caísse na rua e cortasse alguém, já outras dizem que manifestantes trancaram as chaves dentro do carro. Eu já não posso julgar qual é a verdade, mas me incomoda que tenha tanta energia sendo gasta em sensacionalizar tudo. Me incomoda quando as pessoas não sabem usar seu poder para algo que traga retorno, me preocupa que se torne apenas sobre ter poder.

Então qual é o nosso objetivo real? Veja bem, eu não pergunto para criticar as manifestações, eu sou a favor, estou deste lado também, eu sou povo, afinal. Eu pergunto para torcer por nosso objetivo, para que o poder do povo seja cada vez maior, porque o que a gente exige, a gente recebe. Se vamos usar nosso poder para minar o direito de pessoas e veículos de terem uma opinião contrária, nós não estamos usando nosso poder melhor do que eles vem usando certo? Eu só não quero que a gente perca uma oportunidade de virar o jogo e a use apenas para deixar claro o quanto o jogo é injusto, porque isso não muda nada, a gente já sabia. Grandes poderes vem com grandes responsabilidades, temos que ser uma força direcionada, não apenas uma força que existe.

Fotos: Reprodução

Matérias Parecidas