Inspiração do Meow

O pintor espanhol Pablo Picasso, nasceu em 1881 e morreu em 1973. Atravessou um século com sua arte e se fez lembrar por todos os outros séculos que virão.
Grande nome de refêrencia no cubismo e no surrealismo, Picasso trouxe sua alma inquieta para suas obras. Como artista, passou por grandes mudanças e buscou novas possibilidades. Por essas mudanças, suas obras são dividas em períodos, que muito tem a ver com os sentimentos e experiências que Picasso vivenciada enquanto criava seus quadros.

Um dos períodos mais marcantes dele, foi o período azul. Iniciado por volta de 1900, quando ele recebeu a notícia do suicídio de um grande amigo. Carlos Casagemas, com quem tinha visitado Paris pela primeira vez e se apaixonado pela boêmia e a arte parisiense. Depois de ser recusado pela mulher que amava, uma das modelos das pinturas de Picasso, Casagemas tirou a própria vida em uma café de Paris.

Na época do período azul, Piscasso vivia em Marid e passava por uma fase introspectiva na qual pintou todas as suas telas de uma único cor, o azul – conhecido como a cor da tristeza. As telas tocam em temas como a solidão, o luto e as outras dificuldades da vida.

A primeira obra do período azul, foi feita em homenagem a Casagemas, retratando seu funeral de uma forma que foi considerada profana pela sociedade da época. Na pintura, quem vem buscar seu amigo não são anjos, mas sim prostitutas. Provavelmente preferencia do homenageado.

Evocação de Picasso

Evocação - Obra do período azul de Picasso criada em 1901

O período azul durou 6 anos e é uma referencia recorrente no campo da arte, aqui no nosso layout por exemplo e até na música. A banda sueca Peter Bjorn and John, tem em seu álbum Living Thing de 2009, a faixa Blue Period Picasso.

Fotos: Reprodução