O próximo passo no mundo dos downloads

Se as empresas que estão lutando contra a pirataria acham que estão indo bem, eu imagino que estão bastante enganadas.

O grupo por trás de um dos maiores trackers* de Torrents do mundo, o The Pirate Bay recentemente anunciou o lançamento de uma nova seção de arquivos 3D para impressão. Na prática, se você quiser “baixar” um tênis, isso é possível.

Por enquanto, é óbvio que você não poderá usar esse tênis, mas isso já é um avanço incrível. Se lembra a dez anos atrás, quando você se achava o máximo por baixar aquele MP3 antes de todo mundo? É mais ou menos isso, hoje em dia todos tem acesso, sem restrições, basta só uma internet rápida.

E daqui um tempo será assim, se você tem uma impressora 3D em casa (o que será bem acessível daqui uns anos, com certeza) poderá ver uma prévia dos produtos antes da compra, por exemplo.

De acordo com os organizadores do The Pirate Bay, copiar bits, ou arquivos tradicionais foi apenas o começo de uma era. A “guerra do copyright”, está só começando para eles. O próximo passo é literalmente colocar as mãos naquilo que você baixou, e não ser só uma coisa virtual, como um .mp3 ou um vídeo .avi.

Para dar uma pequena prévia do que vem por aí, um modelo 3D do “barco” (ou logotipo, como quiser) do The Pirate Bay, foi feito pelo designer Todd Blatt, e é provavelmente o primeiro arquivo 3D para download disponível por eles.

Barco 3D disponível para download no The Pirate Bay

Blog de Todd Blatt / Reprodução

Claro que, diferente dos downloads tradicionais, imprimir um objeto 3D ainda não é lá tão fácil. Você precisa desembolsar alguns bons dólares para ter o material e uma impressora 3D. Coisas que, pelo menos por enquanto, não são lá muito baratas.

É bem provavel que este barquinho vire o novo “Meme” dos pirateiros, vários blogs e sites relacionados já estão demonstrando o resultado, alguns bem toscos, mas é só esperar que é questão de tempo para esses caras começarem a melhorar as coisas. Acho que a versão mais bem feita, das que estão rodando na Internet, é essa abaixo, feita por Charles Randall:

Barco 3D disponível para download no The Pirate Bay

Twitter Charles Randall / Reprodução

Atualmente a seção de downloads físicos no site, tem pouco mais de 10 arquivos. Agora, imagine só o quanto de besteira que vai dar pra imprimir nesses negócios, hein?

*Tracker: Um tracker é um servidor, que intermedia as comunicações entre usuários numa rede de torrent.

Fotos: Reprodução

Matérias Parecidas