Redes sociais alternativas na China

Para você que pensa que os Chineses só copiam brinquedos e marcas famosas, está enganado. Enquanto muitos dizem que é culpa da censura e dificuldade de acesso a sites ocidentais, outros dizem que é pura falta de originalidade e gosto dos Chineses por coisas copiadas.

Fizemos uma seleção bem interessante de sites que estamos acostumados a usar pro lado de cá do mundo, mas para eles, o único jeito é correr a alternativas, um tanto quanto… copiadas.

Pinterest


A rede social é a queridinha da galera atualmente, lá você consegue selecionar suas fotos preferidas de vários usuários e criar suas galerias, e claro, já tem sua versão Xing-ling.

O nome da versão Chinesa é Huaban (ou 花瓣), e como se não bastasse copiar a idéia, copiaram também o design e layout.

Huaban

Facebook


É capaz de até a sua vó ter Facebook hoje em dia, a rede social se tornou quase um RG virtual aqui no Brasil, mas lá do outro lado do mundo não é bem assim.

O Facebook Chinês se chama RenRen (ou 人人网) tem cerca de 160 milhões de usuários registrados, bem pouco, se pensar que a China tem 1,3 bilhão de habitantes. O motivo é porque acabou se tornando uma rede social apenas para estudantes, o que era a proposta inicial do Facebook ocidental.

Uma coisa interessante é que se você não tiver um nome Chinês de verdade, eles não permitem a sua entrada lá.

RenRen

YouTube


Não consegui muitas informações sobre isso, mas até onde entendi, o YouTube foi bloqueado na China lá pro começo de 2009 e desde então, não é permitido acessar o site se você estiver usando um IP Chinês. Isso deve explicar a popularidade do YouKu (ou 优酷), que é nada mais nada menos que o décimo site mais visitado por lá.

Existem outras alternativas além do YouKu por lá, como por exemplo o Tudou e 56.com. Só posso adiantar que tem bastante coisa freak por lá, então se quiser ver, entre preparado.

YouKu

Twitter


Provavelmente o Twitter é o site mais copiado desta lista, talvez por ter a funcionalidade mais simples de todos. A rede mais usada lá para isso é a Fanfou, que é literalmente um clone do Twitter (na versão antiga).

O site tem uma vida meio difícil, foi formado em 2007, copiando literalmente o Twitter, até que recebeu um grande investimento da HP (sim, aquela multinacional de impressoras, computadores e etc), depois, fechou por conta de censura e reabriu em 2010, já com uma carinha um pouco diferente. Uff…

Fanfou

Tumblr


E pra fechar a lista, não podiamos deixar o Tumblr de fora. A rede social que se mantém viva compartilhando fotos de gatinhos engraçados e gifs animados, o DianDian (ou  点点) jura de pé junto que não são uma cópia do Tumblr.

O DianDian (porque todos eles tem esses nomes assim?) teve no seu lançamento, cerca de 2 milhões de dólares investidos no negócio. E já conseguiu alavancar pouco mais de 10 milhões de dólares, sinal que o formato gatos engraçados + gifs animados é sinônimo de lucro em qualquer lugar.

DianDian

Bom, acho que já deu pra ter uma noção que se tem uma coisa que os Chineses sabem fazer, é reproduzir coisas já criadas. Na verdade, eu não vejo bem isso como cópias, claro, todos são bem parecidos, mas a galera de lá precisa de alternativas, então, isso explica em partes o tanto de sites clonados que existem por lá.

A única injustiça aqui é falar que só os Chineses copiam as coisas. A verdade é que o mundo inteiro se copia, ou você acha que só existe 1 Facebook no mundo? Fuça um pouco aí, que por exemplo, alguns países Europeus tem suas próprias redes sociais.

Copiando ou não, sendo um país diferente ou não, o que seria de nós sem eles? Viva a China! =)

Conhece outra cópia bizarra aí? Compartilhe com a gente aqui ou lá na nossa Page no Facebook!

Fotos: Reprodução

Matérias Parecidas