Top 10 Apps que não podem faltar no seu Mac OS X

Com consumidores cada vez mais exigentes, necessidades diferentes, máquinas cada vez mais potentes e acessíveis, é natural que haja uma mudança na vida daqueles que estavam acostumados a utilizar apenas um OS, geralmente o Windows, por ser o mais comum entre os usuários.

Uma das principais dificuldades na mudança de um sistema operacional é encontrar softwares que fazem as tarefas que você estava acostumado a fazer no seu OS anterior. Seja de Windows para Linux, Windows para Mac OS X ou vice versa, muita coisa muda.

Nem todos os fabricantes produzem softwares multi-plataforma, por isso precisamos recorrer aos softwares alternativos, muitas vezes, eles são melhores do que os mais conhecidos.

Nós do Meow separamos alguns “apps” bem úteis, para que está dando tchau ao Windows e entrando no mundo do Mac OS X.

10 Adium

De longe é o melhor Instant Messenger para Mac, ele reúne em um só aplicativo, diversos serviços como Gtalk, MSN Messenger, Facebook, ICQ, IRC, Twitter e muitos outros.

Sem muitas firulas, a interface é bem simples e cumpre aquilo que promete: envia e recebe mensagens.

Afinal, isso é o mínimo que se espera de um IM né?

Preço: Gratuito
Substitui: Windows Live Messenger, Gtalk, ICQ, e outros IM.
Onde baixar o Adium: http://adium.im/

09 App Cleaner

Diferente do Windows, o Mac não possui um “Adicionar ou remover programas”, e nem todos os apps possuem opções para excluir, por isso o App Cleaner é uma mão na roda.

Tudo o que você precisa é pegar o app que você quer deletar, e arrastar até o App Cleaner, que fará a limpeza dele, removendo tudo o que for relacionado aquele app. Facinho!

Preço: Gratuito
Substitui: O tradicional “Adicionar ou remover programas” do Windows.
Onde baixar o App Cleaner: http://freemacsoft.net/

App Cleaner

08 Handbrake

Este app é perfeito para aqueles que precisam converter vídeos, mudar o codec, extensão de vídeo ou de áudio, inserir legendas e muito mais.

Ele faz tudo muito rápido e de forma bem simples, geralmente utilizo para diminuir o peso de filmes 1080p, a perda de qualidade é praticamente imperceptível e a perca de peso do arquivo é considerável. Um dos meus preferidos!

Preço: Gratuito
Substitui: Virtual Dub, ConvertXtoDVD, DVD Shrink e DVD Decrypter.
Download: http://handbrake.fr/downloads.php

07 Tuxera NTFS for Mac

Por algum motivo que desconheço, o Mac OS X não escreve em NTFS em Pen Drive e HD externos, a solução é o Tuxera NTFS.

Depois de instalar esta belezinha, você consegue transferir seus arquivos tranquilamente, sem precisar formatar seu dispositivo.

Ele provavelmente só será útil 1 vez, que é no seu primeiro uso, mas vale a pena ter guardado.

Preço: €25,00, mas tem versão gratuito por 15 dias.
Download: http://www.tuxera.com/products/tuxera-ntfs-for-mac/

06 Split & Concat

Alguém aí lembra do HJSplit? Já sofreu com ele? Pois é, eu também. Algumas pessoas enviam arquivos (músicas, filmes, jogos) “cortados” supostamente para facilitar o download.

E para “juntar” os pedaços, precisamos do Split & Concat. Além dele fazer o serviço de juntar os arquivos, ele também reparte em vários pedaços iguais, você só precisa configurar, tudo bem fácil e rápido.

Preço: Gratuito
Substitui: Winrar, Winzip e HJSplit.
Download: http://loekjehe.home.xs4all.nl/Split&Concat/

05 UnrarX

Ainda na onda de compactadores e descompactadores, um dos apps obrigatórios em qualquer Mac é o UnrarX. Ele faz o serviço completo de compactação e descompactação de arquivos .zip, .rar, .7z e outros.

Diferente do Winrar, você não verá nunca aquela mensagem chata para comprar uma licença!

Preço: Gratuito
Substitui: Winrar e Winzip.
Download: http://www.unrarx.com/

04 Transmit

Se você tem um site, ou pretende ter um, precisa de um bom client FTP sempre na manga e é aí que aparece o Transmit. O client FTP mais completo que existe para o Mac OS X, interface bonita e organizada, fácil de utilizar e muito mais rápido do que qualquer outro client concorrente.

Uma das coisas mais legais é a opção “Sync”, onde você consegue navegar entre duas partes (local e online) em 1 clique só!

Preço: $34.00 USD, mas tem versão gratuita por tempo limitado.
Substitui: Filezilla, WS_FTP e WinSCP.
Download: http://panic.com/transmit/

Transmit - O melhor client FTP para Mac OS X

03 Virtual Box

Está num Mac OS X e mesmo assim precisa utilizar o Windows ou outro OS? Tente o Virtual Box! Este poderoso app te dá a chance de rodar várias versões do Windows, Linux e outros dentro do seu Mac.

A performance vai depender muito da configuração da sua máquina, mas aí é só você ir ajustando do jeito que preferir!

Preço: Gratuito
Download: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

02 Quicksilver

Talvez seja o item que eu mais use de toda a lista. Este pequeno app serve de atalho para você abrir outros programas, músicas, vídeos ou qualquer outro arquivo apenas digitando algumas letras.

Ele te dá a possibilidade de configurar qual tecla abrirá o Quicksilver, eu uso Command + Space. E por exemplo, se quiser abrir o Photoshop, apenas digito “P”. E já era! Bem mais eficiente que o Finder nativo.

Preço: Gratuito
Download: http://quicksilver.en.softonic.com/mac

Quicksilver

01 VLC Media Player

Item mais do que obrigatório! VLC é um vídeo player que tem suporte a vários codecs e extensões, ele toca de tudo, DVD, Blu-ray, VCD (isso ainda existe?) e você não precisa instalar uma porrada de plugins pra rodar.

Ele faz tudo isso sozinho. Recomendadissimo.

Preço: Gratuito
Substitui: Media Player Classic e K-Lite Codec Pack
Download: http://www.videolan.org/vlc/

E você? Quais são seus apps mais usados e quais são os preferidos? Conta aí!

Fotos: Reprodução

Matérias Parecidas