Top 10 dos melhores jogos para Nintendo 64

Eu nunca fui muito fã de jogos de video-game, sempre preferi jogos para PC, mas nunca neguei que o meu console preferido sempre foi e sempre será o grandioso Nintendo 64. Ele foi o terceiro console lançado pela Nintendo, lá para 1996. Mas só ganhei o meu em 1998, inclusive, tenho ele aqui e funcionando perfeitamente, mesmo depois de quase 12 anos de muita surra.

A Nintendo sempre foi famosa por criar consoles mais familiares, alguns dizem até mais infantis, talvez seja este um dos motivos do Nintendo 64 ser um dos consoles mais populares até hoje. É bem dificil tentar colocar apenas 10 jogos, já que gosto de muitos da época. Não pretendo entrar em detalhes sobre cada jogo, então serão comentados bem por cima.

Sem demora, vamos a lista dos jogos mais legais para Nintendo 64, segundo este que vos escreve!

10

Forsaken 64

Este jogo era uma espécie de corrida futurista com hoverbikes em um mata-mata entre os participantes, no estilo em primeira pessoa e com direito a uma trilha sonora eletrônica alucinada de fundo.

Apesar dos gráficos toscos (que eram incríveis na época), tinha uma jogabilidade muito fácil e uma partida multiplayer era garantia de diversão.

09

Wave Race 64

Com certeza devem existir vários jogos neste estilo hoje em dia, mas nenhum deles supera o incrível Wave Race 64 e seus 4 participantes apenas. Wave Race 64 era um jogo de corrida de jet-ski, que tinha uma jogabilidade incrível, fora o cuidado com todos os detalhes (claro, com as limitações da época), que até o momento, nunca tinha visto em nenhum outro jogo do gênero.

Foi um dos que mais joguei na época, mas nunca consegui comprar a fita, então era só nos fins de semana, alugando na locadora aqui da esquina.

08

Star Wars - Shadows of the Empire

Pera, olha essa capa! Jogos do Star Wars sempre foram (e ainda são) muito bons, tanto para PC quanto para consoles. E esse era é dos meus preferidos.

O jogo era gigantesco e bem difícil, não me lembro de conseguir chegar até o final, todas as fases eram bem complexas e repletas de detalhes e coisas para te fazer pensar. Chegou a ter uma versão de corrida chamada Star Wars Episode I: Racer, também muito divertido.

07

Cruis'n USA

Opa, mais um jogo de corrida? Bom, não tenho culpa se os caras mandavam muito bem na criatividade para jogos neste estilo! Cruis’n USA é um jogo bem conhecido nos fliperamas, é capaz de você ainda achar em alguns shoppings que tenham aqueles fliperamas velhos.

O jogo não tem nada de diferente dos outros jogos de corrida, mas era muito divertido ver as batidas dos carros que nem sequer estavam participando da corrida, fora a festa da galera quando seu carro chegava.

06

International Superstar Soccer 64

PES? Fifa 2012? Que nada! Depois do International Super Star Soccer Deluxe para Super Nintendo, este é o segundo melhor jogo de futebol para video-games já feito no mundo! A tosquisse envolvida era o que dava a diversão. Se você jogasse sendo o Brasil contra a África do Sul e colocasse no easy era possível chegar aos 50 gols facinho, facinho.

Fora a capa com o Carlos Valderrama que sempre me fazia pensar “Como esse cara joga bola com esse cabelo?”. Mal sabia eu que o Neymar estava para aparecer…

05

Super Mario 64

Como assim Super Mario 64 na quarta posição? Bom, eu tive que dar espaço para os meus jogos preferidos, e o Super Mario 64 precisou ficar aqui. Com certeza um dos que mais joguei na vida, chegava a ficar quase 1 semana alugado (custava cerca de R$1,00 por dia e não cobrava o domingo!), e poucas coisas na vida são tão emocionantes do que pegar o Bowser pelo rabo e arremessar nas bombas.

Não dou o primeiro lugar para o Super Mario 64 porque chegava uma hora que o jogo ficava cansativo e você evitaria a todo custo a fase da água tamanha a frustração que era.

04

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Zelda geralmente fica numa posição de semi-deus dos games sempre e não é por menos, o Ocarina do Tempo (como era chamado aqui no Brasil), ainda é um dos melhores jogos já lançados na história.

Inúmeros puzzles, muita coisa para fazer, pensar, horas e horas de diversão. Reza a lenda que o time de produção do game foi composto por 200 pessoas e levou quase 4 anos para ser finalizado.

Cheguei em 50% do jogo até que minha irmã apagou meu save, depois disso nunca consegui acumular coragem suficiente para recomeçar.

03

GoldenEye 007

Uma lista de jogos para Nintendo 64 sem GoldenEye 007 não é uma lista completa! Um dos jogos mais interessantes, completos e inteligentes que já vi. Várias missões complexas, nas quais eu, quando criança, não conseguia completar sem ler um detonado naquelas revistas de game.

Quem não se lembra daquela Golden Gun que matava todo mundo em 1 só tiro? Sem contar o multi-player impecável que fazia a sala virar uma guerra tanto no jogo quanto fora dele. Outra coisa que era incrível eram os cheats, tinha muita coisa sem noção como aumentar a cabeça dos personagens em uma partida.

02

Diddy Kong Racing

Sim, este é meu segundo jogo preferido do Nintendo 64! Na época acho que a Rare estava com inveja do sucesso do Mario Kart 64 e resolveu juntar vários personagens conhecidos da empresa como Diddy Kong, Banjo e Conker. O jogo tinha a mesma idéia do Mario Kart 64, a única diferença é que tinha uma história por trás de tudo, coisa que a Nintendo não preparou para o jogo de corrida do bigodudo.

Além das corridas, você tinha que coletar moedas, pedaços de relógios e outras bugigangas para participar de mini-games e ir abrindo mais mundos. Ah, os mini-games eram algo a parte, todos muito bem planejados e alguns chegando a ser mais interessante que as próprias corridas em si.

01

Banjo Kazooie

E finalmente, o meu jogo do coração, Banjo e seu pássaro Kazooie atrás da irmãzinha do urso que foi roubada pela bruxa Grunty, parece uma história bem infantil, certo? Pois é, mas o jogo é muito interessante, te fazendo se perder dentro dos mapas gigantescos e cheio de coisas para fazer, notas musicais e bixinhos coloridos para coletar. Você só podia habilitar novos mundos se tivesse uma quantidade certa de notas musicais e peças de quebra-cabeça para abrir novas fases.

A franquia foi vendida para a Microsoft e atualmente está no Xbox, mas nunca consegui jogar para poder avaliar.

Menções Honrosas

São tantos jogos incríveis lançados para o Nintendo 64 que seria impossível reunir todos em um post só, mas não posso deixar de citar estes:

- Mario Party 3, e seus vários mini-games viciantes que só faziam sentido sendo jogados em multi-player, com certeza é o melhor da série que continuou para o GameCube e Wii;

- Super Smash Bros, mais um daqueles jogos que foi feito propositalmente feito para ser jogado em multi-player, de preferência com 4 pessoas. Um jogo de luta entre personagens da Nintendo? Genial! Este foi o primeiro da série que continuou no GameCube e Wii;

- Mario Kart 64, seguindo a mesma idéia do jogo original para Super Nintendo, só falhou pela falta de fases, cerca de 16, mas era compensado pelos mini-games para multi-player;

- WWF Wrestlemania 2000, ah, a tosquisse das lutas livres! Este jogo era muito bobo e simples, mas de tão tosco chegava a ser cativante e divertido, seguia o mesmo modelo dos jogos de luta livre do Super Nintendo;

E você? Quais eram teus jogos favoritos do Nintendo 64? Compartilha com a gente aqui nos comentários ou lá nossa page no Facebook! =)

Fotos: Reprodução

Matérias Parecidas