Você precisa ver Side Effects – novo filme do Steven Soderbergh

Resenha Spoiler-free

As vezes eu entro no cinema sem saber nada sobre o filme que vou ver além do nome. Acho meio divertido, porque sinopse as vezes promete mais do que cumpre e as vezes faz parecer o filme uma pasmaceira quando é bem legal e se surpreender com um filme fica mais fácil se você não espera nada dele né? Quando você espera e mesmo assim o filme te impressiona então, é um dia raro e feliz.

Side Effects foi um pouco de cada um desses casos, porque ele tem um daqueles trailers cheio de cenas que só instigam mas não explicam o plot, e a sinopse oficial diz quase nada também. E o motivo disso é provavelmente este: o plot do filme é uma mentira. Você é levado a acreditar por metade do filme que ele é sobre um tema X mas tudo sai do lugar e o filme vira sobre Y. É um daqueles filmes que não conseguem prometer o que podem fazer sem relevar spoilers por isso ele pode passar despercebido pelas pessoas. Então estou avisando, vá ver esse filme porque ele é muito melhor do que parece.

Side Effects

O filme é sobre uma jovem chamada Emily (Rooney Mara) que sofre de depressão e começa a tomar um remédio sob a supervisão do seu psiquiatra e os efeitos colaterais que este causa começam a complicar sua vida. O filme é definitivamente sobre Emily. Seu marido (Channing Tatum) – que acaba de sair da prisão pelo que parece ser um crime de colarinho branco, não é o centro aqui, embora o relacionamento dos dois seja o centro da vida dela. Nenhum dos outros personagens que são inseridos na história para cercá-la, são nada além de apoio para a história dela. É sobre ela e como ela lida com sua doença.

Só que tudo isso é mentira. O filme não é sobre Emily e não é nem um pouco sobre a sua doença ou o remédio que toma para tentar melhorar sua vida com o marido e muito menos tem nada a ver com o casamento do dois. O filme se centra na verdade em outro personagem. Mas até você saber disso, o filme parece igualmente interessante, se ele fosse pelo caminho que parecia ir você provalmente também gostaria, mas o plus da surpresa bem conduzida leva Side Effects para um nível de filme que não passa no cinema todos os dias. E nada é perfeito na vida né, mas aquelas coisas que te dão a impressão que são perfeitas são bem legais. Talvez um super critico vai poder apontar furos no roteiro e etc, mas eu não consigo.

Side Effects

O roteiro é muito “dead on” e a direção de Steven Soderbergh deu o filme a melhor versão que ele poderia ter tido. Rooney Mara e Jude Law também merecerem prêmios por esse filme. O mocinho da edição, o da montagem, o do figurino e o da locação também. Todo mundo que pos a mão nesse filme aparentemente perfeito também. Agora se você não for ver você não merece não, porque foi avisado o que estará perdendo =/

Fotos: Reprodução

Matérias Parecidas